sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Oscar

A maior, mais esperada e mais sonhada premiação da indústria cinematográfica mundial

Por Marcelo Corvino




   A Academy Awards ou cerimônia do Oscar é celebrada todo ano no Kodak Theatre, na cidade de Los Angeles (EUA). A comissão julgadora é formada por quase seis mil membros que escolhem os vencedores dos prêmios divididos para as 24 categorias. Desde a primeira edição até a última (83ª), realizada neste ano de 2011, a Academia já entregou 2.725 estatuetas.

    
  Ben Hur (1960), Titanic (1998) e O Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei (2004) são os filmes que mais receberam Oscar, 11 estatuetas cada um. Os atores mais premiados foram Jack Nicholson com três estatuetas, sendo duas como ator principal e uma como ator coadjuvante e Katherine Hepburn, com quatro vitórias na categoria de atriz principal. A Walt Disney Company, fundada em 1923 pelo empresário americano Walter Elias Disney, é recordista com 64 indicações ao Oscar. O diretor mais premiado foi o americano John Ford, com quatro estatuetas. Os diretores Alfred Hitchcock (cinco indicações), Stanley Kubrick (quatro indicações) e Ingmar Bergman (três indicações) jamais tiveram a honra de levar o prêmio da Academia para a casa.


A origem do nome da estatueta mais famosa do mundo possui várias versões, a mais verídica é da ex-secretária da Academia, Margareth Herrick, que ocupou o cargo nos anos 1930 e início dos anos 1940. Ela afirmou que a imagem do homem dourado segurando a espada sobre um rolo de cinema parecia com o seu tio Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas.  O objeto é composto por cobre, estanho e folheado a ouro. Pesa 3.850 quilogramas e mede 34 centímetros. O custo aproximado para a produção de cada estatueta é de 200 dólares.


   Apesar de várias indicações com os filmes O Pagador de Promessas (1962), O Quatrilho (1994), O que é isso companheiro? (1997), Central do Brasil (1998), Cidade de Deus (2002) e o curta metragem Uma História de Futebol (1998), o Brasil nunca se saiu bem na noite de gala de Hollywood. A atriz Fernanda Montenegro chegou perto, disputou na categoria de melhor atriz pela brilhante atuação em Central do Brasil, mas perdeu para a atriz Gwyneth Paltrow. Os filmes Tropa de Elite 2 (2010) e Bruna Surfistinha (2011) podem disputar um espaço no Oscar 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário